Quando o assunto é intercâmbio na Irlanda, a maioria das pessoas pensam apenas na República da Irlanda e acabam perdendo uma ótima oportunidade de saber mais sobre Belfast, a Capital da Irlanda do Norte.
Primeiro é importante esclarecer que a ‘Ilha esmeralda’ é composta por dois países distintos: República da Irlanda, com a capital Dublin e a Irlanda do Norte, com a capital Belfast.
Apesar de vizinhos, os países têm inclusive moedas diferentes. A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, assim como a Escócia, Inglaterra e País de Gales, por isso a moeda local é a libra esterlina. Já na República da Irlanda circula o euro, como em alguns outros países da Europa.
Neste caso a dúvida que fica é a seguinte:
Devo fazer um intercâmbio em Dublin ou em Belfast?
Talvez ao pensar apenas na moeda e conventer, sem avaliar o custo de vida das capitais, você pense que é mais econômico viver em Dublin do que em Belfast. Mas não!
Se o seu objetivo é fazer um intercâmbio apenas para estudar, ficar em Belfast é mais barato. Para que você tenha uma ideia, os preços de aluguel na capital da Irlanda do Norte são cerca de 58% mais baixos do que em Dublin.
Quem busca um pouco de privacidade a preço acessível também deve repensar a ida para Dublin. Se você começar a pesquisar as moradias vai se deparar com anúncios de vagas com 15 pessoas em um mesmo apartamento com múltiplas beliches, por exemplo.
A cidade vem sofrendo uma crise no setor imobiliário, por isso é mais difícil encontrar hospedagens mais baratas e com poucas companhias de quarto.
No quesito alimentação Belfast também é mais barata. Os restaurantes são cerca de 17% mais em conta e a compra de mantimentos é cerca de 16% mais econômica que em Dublin.
Os custos com o transporte em Belfast também são mínimos. A maioria das áreas dentro e ao redor do centro da cidade podem ser percorridas a pé. Se necessário, os táxis e ônibus têm preços bem razoáveis. Já em Dublin, como a cidade é maior, haverá este custo extra.
Em suma, fazer um intercâmbio por até 3 meses para Belfast é certamente mais barato do que estudar em Dublin!
Além disso é importante dizer que na Irlanda do Norte a imersão com o inglês será maior pois há muitos brasileiros da República da Irlanda.
Dublin ou Belfast
Cada país tem sua beleza especial! Belfast respira história. A cidade está cheia de murais que representam toda sua luta política. Além disso é lá que está localizado o museu do Titanic.
As belezas naturais da Irlanda do Norte também merecem destaque. Os cenários são tão lindos que diversas cenas da séria Game of Thrones, como as da Estrada do Rei, foram gravadas por lá.
Importante! Quem fica em Belfast também pode conhecer Dublin, duas horas de ônibus separam as duas capitais. Se você for estudar na Irlanda do Norte será fácil visitar o país vizinho. Além de Dublin, vale a pena seguir para as cidades Cork, Galway e Limerick.
Como você viu, Belfast é realmente um destino surpreendente! Só não é interessante para os intercambistas que desejam trabalhar. Neste caso é preciso escolher outra cidade da Irlanda.
E por aí, você prefere Belfast ou Dublin?!